segunda-feira, 16 de junho de 2008


Foram definidas nesta segunda-feira as chaves para os torneios masculino e feminino de handebol das Olimpíadas de Pequim. O sorteio, realizado na capital chinesa, foi comandado por Miguel Roca, membro da Federação Internacional da modalidade escolhido para ser o responsável pelo handebol perante o Comitê Organizador dos Jogos deste ano.

A equipe masculina caiu no forte Grupo A, que conta com a atual campeã olímpica, Croácia, e a atual vice-campeã mundial, Polônia, além de França (bicampeã mundial), Espanha e China (país-sede). Alemanha, Dinamarca, Rússia, Coréia do Sul, Islândia e Egito integram o Grupo B.

"As duas chaves são muito fortes", analisou o espanhol Roca, que prevê a seleção de seu país nas quartas-de-final (quatro seleções se classificam em cada grupo). "Embora sejamos presumivelmente melhores [do que Brasil e China], as partidas não começam com 10 a 0, mas sim com 0 a 0".

Já o sorteio feminino, sem a atual tricampeã olímpica Dinamarca, deixou o Brasil no Grupo B, o único que conta com um medalhista de Atenas-2004, a Coréia do Sul, prata naqueles Jogos. Ainda estão na chave Rússia, Alemanha, Hungria e Suécia. O Grupo A é composto por Noruega, Romênia, França, China, Angola e Cazaquistão.

As duas seleções brasileiras estréiam no dia 9 de agosto. Os homens encaram a França, enquanto as mulheres pegam a Alemanha.

Nenhum comentário: